BlogAr - O Blog do Ar Comprimido Portátil
BlogAr - O Blog do Ar Comprimido Portátil

“Vai Locar” vai de Atlas Copco.

“Se você está procurando uma grande oportunidade, descubra um grande problema.” - MARTINHO LUTERO



Baseada em São José dos Campos (SP), com atendimento em todo o Brasil, a Vai Locar é a mais nova e promissora empresa de locação de equipamentos no país e também uma das que mais rapidamente cresce.

Ela já nasceu com a experiência de seus sócios fundadores, Gustavo Matos e Abraham Curi, que juntos somam mais de 40 anos de atuação em negócios bem sucedidos no mercado de locação.

Com a Vai Locar, eles descobriram não apenas uma oportunidade, mas duas.

Existem cerca de 100 milhões de pessoas sem acesso à coleta de esgoto e 35 milhões não abastecidos com água potável. Com o advento do marco do saneamento básico no Brasil abriu-se o caminho para investimentos, diretos e indiretos, de até um trilhão de reais ao longo da próxima década.

Esta é uma oportunidade única para empresas de construção e locação. Além disso, a defasagem histórica no setor provocou um envelhecimento do parque de equipamentos para este tipo de obra, e esta foi a segunda oportunidade aproveitada na estratégia da empresa.

“Obras de saneamento exigem soluções específicas e equipamentos com tecnologia de ponta, porém a falta de movimentação no setor nas últimas décadas fez com que a frota de equipamentos para locação, tais como compressores de ar, ficasse envelhecida, na média em 10 anos.” – afirma Gustavo Matos.

Neste cenário, a Vai Locar investiu fortemente na aquisição de compressores de ar do tipo utilitário, modelo Atlas Copco U 110, desenvolvidos especialmente para este trabalho, criando assim uma oferta diferenciada para um mercado totalmente renovado e também muito mais exigente.

“Além de questões mais básicas, como o fato de que um compressor novo sempre irá consumir menos combustível do que um equipamento antigo, existe também um salto tecnológico. Esses compressores da Atlas Copco foram projetados especialmente para serem adaptados em caminhões que, no caso de obras de saneamento, levam outros diferentes equipamentos importantes para a conclusão das obras.

O design extremamente compacto do U 110 e detalhes inteligentes, como o acesso para manutenção feito através de apenas um dos lados, fazem com que sobre espaço no veículo para carregar outras ferramentas.” – explica Gustavo.

O “tatuzinho” tem sido amplamente utilizado em obras de saneamento no método denominado “perfuração não destrutiva”.

Seu conceito se baseia na menor ruptura possível da superfície, menor influência no sistema viário e pouca ou nenhuma influência no entorno da obra. Assim evita-se o corte de pavimentos e posterior reposição, rebaixamento do lençol freático, solo de reposição e transporte pesado de materiais.

Este método, pode se tornar ainda mais eficiente com o uso de um equipamento de ar portátil que forneça uma relação entre pressão e vazão que permita obter o máximo de performance. Os compressores de ar Atlas Copco U 110 não apenas entregam isso, como também o fazem de forma otimizada, através de uma interface amigável e intuitiva e em um conjunto leve, compacto, silencioso e econômico.

“Modelos antigos de compressores de ar não são adequados para obter a máxima performance do ‘tatuzinho’, e, ainda que consigam minimamente alimentar o MOLE, não terão capacidade de ‘tocar’ um martelete pneumático médio que tem papel igualmente fundamental em qualquer obra de saneamento ou gás natural.” – afirma Eric Tomin, Gerente de Produto da Atlas Copco Power Technique.

Mas o mercado de saneamento não é o único em crescimento. A instalação de redes de dutos de gás tem avançado a passos largos, e para aumentar sua participação neste mercado, a Vai Locar recentemente adquiriu um grande lote de compressores portáteis Atlas Copco XAS 48. Assim como no exemplo anterior, a estratégia é utilizar equipamentos altamente adequados para o tipo de operação.

“Neste tipo de obra, o ideal é que o compressor seja rebocado, e o XAS 48 com rodas atende perfeitamente. Ele possui a famosa carenagem HardHat®, feita de um material que não amassa e resiste a fortes impactos sem nenhum dano. Em uma situação de reboque, isto é uma grande vantagem. Ele é reconhecidamente o mais robusto da categoria.” – explica Gustavo Matos.

Todos os compressores de ar da Atlas Copco não precisam de bandeja de contenção, pois possuem o chassi vedado e com capacidade de retenção de 110% dos fluídos, o que evita contaminação do solo e focos de dengue, características essenciais para obras urbanas.

Além de todas essas inovações, a Vai Locar tem se beneficiado dos diferenciais de outros equipamentos Atlas Copco, tais como os geradores de energia da família QAS, as torres de iluminação LED e Rompedores Pneumáticos de vários pesos e potências.

“A nova geração de rompedores manuais da Atlas Copco tem sido um complemento importante na locação de nossas soluções de ar comprimido, na medida em que se alinham perfeitamente com os requisitos cada vez mais exigentes dos clientes em termos de baixo impacto urbano e alta produtividade. Eles são silenciosos e permitem trabalhar mais tempo, na medida em que o desgaste do operador é muito menor. São muito mais ergonômicos.” – completa Gustavo.

Apesar de seu pouco tempo de vida, a Vai Locar já conquistou expressiva participação nos mercados onde atua, graças à sua estratégia de inovação, que vai muito além dos equipamentos. A empresa acaba de lançar uma plataforma online, que permite a locação de equipamentos para diferentes aplicações, tais como: Trabalho em altura, Compactação de solo, Limpeza e jardinagem, Concreto e alvenaria, entre outros. Ela também integra ferramentas de gestão da frota, histórico de negociações e solicitações de retiradas.

“Nosso portfólio e sistema de locação online permite desde a locação de uma frota completa de energia e ar comprimido por uma grande construtora, até uma simples ferramenta para um usuário doméstico, tudo rápido, confiável, com apenas alguns cliques.” – finaliza Gustavo.

Visão do projeto arquitetônico da nova sede da Vai Locar, inaugurada no mês de maio/2021.


 
Carregando busca...
Conheça Nossos Canais:








 

VÍDEOS EM DESTAQUE

Assista o vídeo
Como funciona a bomba de drenagem
Assista o vídeo
Compressor de Ar Portátil Elétrico E-Air T900
Assista o vídeo
Como funciona a bomba de drenagem
Assista o vídeo
Compressor de Ar Portátil Elétrico E-Air T900
 

Sobre o blogAR

O blogAR é um blog feito para engenheiros e profissionais da construção civil. Para saber as novidades do setor de ar comprimido. Entre no nosso blog, e também nos acompanhe nas redes sociais.

 
 

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Nome:

E-mail:

Telefone:

Comentário: