BlogAr - O Blog do Ar Comprimido Portátil
BlogAr - O Blog do Ar Comprimido Portátil

Quem vê potência, não vê vazão.


No momento da compra de compressores de ar, é comum as empresas especificarem diretamente a potência do mesmo, relevando que o que estão realmente comprando é a disponibilidade de vazão e pressão de ar comprimido. A potência utilizada para fornecer este volume de ar depende da tecnologia empregada no compressor e, portanto, pode variar de modelo a modelo e de fabricante para fabricante. Quanto maior for a eficiência energética do compressor, menor será a potência necessária e, em conseqüência, menor será o consumo de energia para produzir determinado volume e pressão de ar comprimido.

Outro equívoco comum acontece quando uma empresa, interessada em adquirir um compressor, entende que o que ela precisa é da disponibilidade da vazão e pressão do ar comprimido e não da potência instalada, porém quando dois fabricantes distintos apresentam suas respectivas ofertas, o cliente interpreta que a máquina de menor potência instalada deveria custar menos que seu competidor de maior potência instalada, mesmo quando o primeiro oferece maior disponibilidade de vazão de ar comprimido.

Compressores elétricos portáteis como o Atlas Copco XATS 900E apresentam alta relação de eficiência energética. Um motor de 160kW é capaz de entregar até 900 cfm de vazão.

O motor, seja elétrico ou diesel, é apenas mais um item no complexo projeto de um compressor de ar e o fato de um determinado equipamento consumir menos energia para realizar o mesmo trabalho reflete a maior tecnologia empregada nos seus componentes constitutivos, como por exemplo: elemento compressor, sistema de transmissão, separador ar-óleo, resfriador posterior, qualidade do óleo lubrificante, filtro de admissão, etc.

Neste caso, diferentemente da matemática clássica, mais com menos é mais..


 
Carregando busca...
Conheça Nossos Canais:








 

VÍDEOS EM DESTAQUE

Assista o vídeo
Atlas Copco - Compressores de ar portáteis - Hard Hat (Carenagem reforçada)
Assista o vídeo
ATLAS COPCO Energia Portátil
Assista o vídeo
Atlas Copco - Compressores de ar portáteis - Hard Hat (Carenagem reforçada)
Assista o vídeo
ATLAS COPCO Energia Portátil
 

Sobre o blogAR

O blogAR é um blog feito para engenheiros e profissionais da construção civil. Para saber as novidades do setor de ar comprimido. Entre no nosso blog, e também nos acompanhe nas redes sociais.

 
 

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Nome:

E-mail:

Telefone:

Comentário: