BlogAr - O Blog do Ar Comprimido Portátil
BlogAr - O Blog do Ar Comprimido Portátil

Fique atento à contaminação do ar comprimido por óleo.


O uso de compressores portáteis elétricos em ambientes industriais tem aumentado em função de aplicações de back-up, contingencial ou até mesmo definitiva, pois podem ser aplicados em ambientes externos, ocupando espaços pequenos e sem necessidade de instalações adicionais. Em alguns destes ambientes industriais, e até mesmo em obras de construção ou mineração, dependendo do equipamento que está sendo alimentado pelo ar comprimido, são necessários filtros na saída de ar que reduzam, ou até mesmo eliminem a contaminação por óleo.

Além de compressores portáteis elétricos, isto também acontece com compressores a diesel em aplicações específicas de manutenção industrial e óleo e gás.

Este tipo de filtragem de óleo requer cuidados especiais, para garantir os níveis adequados de pureza do ar, conforme a tabela abaixo:

 

Tipos de equipamento ou aplicação Presença de óleo mg/m³
Ferramentas e motores industriais 25
Componentes pneumáticos não lubrificados 1
Componentes pneumáticos lubrificados 25
Pintura em spray 1
Limpeza por jateamento 1
Ar de instrumentação 1
Ar de respiração 0,1
Industria alimentícia 0,003

 

Para tanto, normalmente são utilizados filtros à base de carbono ativado, que eliminam gotículas e aerossóis de óleo pelo processo de adsorção (ligação de moléculas de um fluído a um sólido).

O ideal é buscar compressores cujos projetos já prevejam a instalação dos filtros necessários para o tipo de tratamento de ar desejado. Isto garantirá conexões corretamente dimensionadas e a existência de filtros desenvolvidos pelo próprio fabricante, totalmente adequados para cada equipamento. Isto evitará problemas de queda de pressão ou diminuição de vazão, reduzirá os custos de mão de obra e aumentará a vida útil dos filtros, com menos intervalos de troca.

Além disso, os filtros de melhor qualidade possuem certificações de conformidade com a norma ISO 8573-1, para diferentes categorias de pureza do ar comprimido.


Compressores de ar portáteis elétricos como o modelo XATS 900 E da Atlas Copco, já preveem em seus projetos a instalação de filtros para qualidade de ar, preservando a principal característica de arquitetura do equipamento, que é um conjunto compacto, que ocupa pouco espaço e dispensa instalações adicionais, com todos os componentes protegidos por uma carenagem de chapa dupla e vedada contra intempéries.


 
Carregando busca...
Conheça Nossos Canais:








 

VÍDEOS EM DESTAQUE

Assista o vídeo
Atlas Copco - Compressores de ar portáteis - Hard Hat (Carenagem reforçada)
Assista o vídeo
ATLAS COPCO Energia Portátil
Assista o vídeo
Atlas Copco - Compressores de ar portáteis - Hard Hat (Carenagem reforçada)
Assista o vídeo
ATLAS COPCO Energia Portátil
 

Sobre o blogAR

O blogAR é um blog feito para engenheiros e profissionais da construção civil. Para saber as novidades do setor de ar comprimido. Entre no nosso blog, e também nos acompanhe nas redes sociais.

 
 

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Nome:

E-mail:

Telefone:

Comentário: