BlogAr - O Blog do Ar Comprimido Portátil
BlogAr - O Blog do Ar Comprimido Portátil

#50 - Locação de compressores elétricos portáteis: um mercado promissor para a manutenção industrial.


No post anterior, vimos que os compressores de ar portáteis com motor elétrico são uma opção interessante para aplicação com pouco espaço disponível. Mas além de instalações fixas, esta nova categoria de equipamentos confere um interessante diferencial para locadores que atuem no mercado de manutenção. Imagine uma indústria com sua linha de produção alimentada por um conjunto de compressores elétricos estacionários. De repente, um deles sofre uma parada inesperada, e a manutenção necessária requer sua desmontagem e muito tempo envolvido. O que fazer?

A solução tradicional, seria locar um compressor estacionário para substituir aquele que deu problema. Mas nessa situação hipotética, para que este novo compressor entre na planta, é necessário mover vários maquinários para sua passagem. Isto consumiria vários dias com a produção parada. Além disso, não há espaço para o compressor em manutenção ficar junto com o compressor locado provisoriamente. Ele também tem que ser retirado e transportado até a oficina.

Após ser consertado, todo o processo tem que ser refeito, para entrada de um compressor e saída de outro. Como isso irá exigir vários dias de parada da indústria, a troca é postergada para um período onde isso não tenha impacto tão grande. Como consequência, o tempo (e custo) da locação é estendido.

Enquanto isso, o compressor locado trabalhando em conjunto com as demais unidades que já estavam em operação começa a provocar oscilações na pressão da rede de ar comprimido, pois não é exatamente do mesmo modelo que os demais.

Conclusão – perda de produção e elevados custos de manutenção.

Mas vejamos um outro final para nossa estória: ao invés de um estacionário, nossa indústria hipotética loca um compressor de ar portátil elétrico. Ele vem rápido, pois cabe em um caminhão comum. Ao chegar, nem precisa entrar na fábrica, pode ser instalado do lado de fora. Sua carenagem vedada e reforçada permite que ele fique ao relento operando tranquilamente. Desse modo, não é preciso retirar o compressor que sofrerá manutenção. A mesma poderá ser realizada no próprio local. Quanto aos demais compressores do conjunto, não precisam ser utilizados enquanto o portátil estiver em operação. Foi locado um equipamento com potência suficiente para suprir toda a demanda de ar comprimido que o conjunto anterior alimentava.


O modelo de compressor elétrico portátil da Atlas Copco XATS 900E possui olhal de içamento e entrada para empilhadeira, permitindo transporte rápido e mais acessível.

A instalação foi simples, o espaço externo estava disponível e bastou o caminhão descarregar para em poucas horas o compressor elétrico portátil entrar em funcionamento.


Compressores de ar portáteis com motor elétrico são desenvolvidos dentro do conceito de “plug & play”, com instalação da mangueira de ar e cabeamento elétrico muito simples e rápido.

Este é um exemplo fictício, mas que reflete situações reais de aplicação desta nova tecnologia em vários tipos de indústria no país. E tem chamado a atenção de empresas de locação para uma oportunidade de ampliar seu portfólio de soluções, se diferenciando da concorrência.

Para entender mais e conhecer os compressores elétricos portáteis fabricados no Brasil, leia o outro post publicado sobre este assunto ou, faça uma solicitação técnica através de nosso formulário.


 
Carregando busca...
Conheça Nossos Canais:








 

VÍDEOS EM DESTAQUE

Assista o vídeo
Atlas Copco - Compressores de ar portáteis - Hard Hat (Carenagem reforçada)
Assista o vídeo
ATLAS COPCO Energia Portátil
Assista o vídeo
Atlas Copco - Compressores de ar portáteis - Hard Hat (Carenagem reforçada)
Assista o vídeo
ATLAS COPCO Energia Portátil
 

Sobre o blogAR

O blogAR é um blog feito para engenheiros e profissionais da construção civil. Para saber as novidades do setor de ar comprimido. Entre no nosso blog, e também nos acompanhe nas redes sociais.

 
 

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Nome:

E-mail:

Telefone:

Comentário: