BlogAr - O Blog do Ar Comprimido Portátil
BlogAr - O Blog do Ar Comprimido Portátil

#43 - Compressores de ar portáteis elétricos fabricados no Brasil. Conheça as vantagens que vão além da sustentabilidade.

menino

Obras ambientalmente responsáveis já são muito mais que uma tendência, são uma obrigação para quem quer ser competitivo no mercado da construção civil.

Neste sentido, a tecnologia de compressores de ar portáteis acionados por motor elétrico tem se destacado pela ausência de emissão de poluentes e operação silenciosa. Assim como acontece com muitas outras tecnologias inovadoras, importar equipamentos se tornou uma restrição, mas cada vez mais o mercado nacional tem andado no mesmo compasso dos lançamentos mundiais.

Este é o caso do primeiro compressor de ar portátil elétrico fabricado no país. Trata-se do modelo Atlas Copco XATS 900E. Segundo Alexandro Consentino, gerente de produto responsável pelo lançamento, além da vantagem de ser um equipamento que pode ser adquirido através de FINAME e BNDES, as peças e insumos utilizados são os mesmos dos compressores a Diesel da marca. E como estes são amplamente difundidos, há uma grande disponibilidade de peças de reposição, tais como filtros, válvulas e fluídos.

compressor

compressor

Por falar em fluidos, Consentino frisa que o projeto deste novo compressor portátil possui a certificação do Bureau Veritas quanto à vedação do chassi, 100% à prova de vazamentos de contaminantes.

A aplicação clássica para compressores portáteis elétricos são obras subterrâneas ou em túneis (mineração inclusive), onde por motivos óbvios não se pode ter gases saindo pelo escapamento. Mas existem também situações ao ar livre onde a ausência de emissão e ruído muito reduzido sejam diferenciais.

Este novo equipamento proporciona 7 a 10barg de pressão com vazão variável até 906pcm, faixa de atuação típica para as aplicações citadas acima.

No que se refere ao consumo de energia, a eficiência do novo compressor portátil elétrico da Atlas Copco também contribui para a sustentabilidade, apenas 160 kWh a 10barg.

compressor

 
Carregando busca...

Nossos blogs:









 

VÍDEOS EM DESTAQUE

Assista o vídeo
Atlas Copco - Compressores de ar portáteis - Hard Hat (Carenagem reforçada)
Assista o vídeo
ATLAS COPCO Energia Portátil
Assista o vídeo
Atlas Copco - Compressores de ar portáteis - Hard Hat (Carenagem reforçada)
Assista o vídeo
ATLAS COPCO Energia Portátil
 

Sobre o blogAR

O blogAR é um blog feito para engenheiros e profissionais da construção civil. Para saber as novidades do setor de ar comprimido. Entre no nosso blog, e também nos acompanhe nas redes sociais.

 
 

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Nome:

E-mail:

Telefone:

Comentário: