BlogAr - O Blog do Ar Comprimido Portátil
BlogAr - O Blog do Ar Comprimido Portátil

#42 - Vantagens da perfuração de poços artesianos a 28 bar

Conforme vimos no post #40 a corrida pela perfuração de poços artesianos ainda não dá sinal de arrefecimento. Como em certas regiões a procura já supera a oferta, a velocidade de perfuração se torna cada vez mais uma oportunidade de aumento de ganhos para as empresas perfuradoras.

Neste post, iremos tratar da influência do compressor de ar na produtividade de uma perfuração deste tipo.

Segundo dados de medições divulgadas pela SUPORTE EQUIPAMENTOS (leia mais sobre a empresa no post #22), temos uma interessante comparação entre a profundidade perfurada quando variamos a pressão. Veja no exemplo o resultado de 3 diferentes pressões: 10, 25 e 28bar.

compressor

Nesta medição, notamos que é possível atingir mais que o dobro da produtividade em comparação ao uso de 10bar e, mesmo em comparação a 25bar, que já se configura num nível de pressão acima da média, o ganho será de, pelo menos, 30 metros a mais.

Nos últimos anos o mercado nacional teve importantes novidades em tecnologias de ar comprimido portátil para perfuração, entre elas equipamentos de 25 e 28 bar, no qual é importante levar em consideração o tipo de aplicação a que se destinarão. Caso seja perfuração de poços, pode ser mais interessante um investimento no equipamento de 28bar, que permitirá mais obras no mesmo período e se pagará mais rápido.

Do mesmo modo, deve-se ter atenção também para o fato de que não adianta simplesmente adaptar a pressão de um compressor de menor capacidade. Conforme vimos no post #41, a estrutura do equipamento não terá a vazão necessária para manter esta pressão, ocasionando um desgaste prematuro do mesmo.

Ainda com relação a equipamentos de 28bar comparados com 25bar, é interessante notar que existe também uma economia de combustível de, pelo menos, 12% no processo de perfuração de poços, segundo os mesmos dados divulgados pela SUPORTE.

Deste modo, considerando por exemplo 1.000 horas de operação por ano, com custo por litro de Diesel de R$ 2,50 – temos uma economia de R$ 16.500,00, ou mais. Isto também deve ser considerado na hora de escolher o melhor equipamento.

E deve ser apreciada também a possibilidade de se investir de imediato para aproveitar o “boom” de poços que o país vive. Trocar um equipamento de baixa produtividade por um de alta, tem potencial para se pagar rapidamente no atual contexto de crise hídrica.


 
Carregando busca...

Nossos blogs:









 

VÍDEOS EM DESTAQUE

Assista o vídeo
Atlas Copco - Compressores de ar portáteis - Hard Hat (Carenagem reforçada)
Assista o vídeo
ATLAS COPCO Energia Portátil
Assista o vídeo
Atlas Copco - Compressores de ar portáteis - Hard Hat (Carenagem reforçada)
Assista o vídeo
ATLAS COPCO Energia Portátil
 

Sobre o blogAR

O blogAR é um blog feito para engenheiros e profissionais da construção civil. Para saber as novidades do setor de ar comprimido. Entre no nosso blog, e também nos acompanhe nas redes sociais.

 
 

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Nome:

Comentário: