BlogAr - O Blog do Ar Comprimido Portátil
BlogAr - O Blog do Ar Comprimido Portátil

#20 - Conheça umas das maiores contenções da América Latina e o inovador sistema de poços horizontais para drenagem.

A Tecper atua em todo o território nacional e nos países da America do Sul nas áeras de fundações, geotecnia e bioengenharia em obras industriais, rodoviárias, mineração e residenciais, possuindo em seu curriculum mais de 5.000 obras realizadas.

Destas, uma que merece grande destaque são as fundações do novo shopping que está em construção no Largo da Batata em São Paulo. Trata-se de umas das maiores contenções no Brasil com aproximadamente 50.000 metros de perfurações em condições adversas.

A equipe do BlogAR entrevistou o engenheiro Neidyr Cury Neto, responsável técnico-comercial da Tecper por esta obra e por muitas outras.

BlogAR: Qual a solução de energia portátil utilizada nas obras do Shopping Largo da Batata?

Utilizamos o compressor portátil XATS 380, da Atlas Copco com 778 pcm @ 10 bar. A alta potência deste equipamento garante confiabilidade na alimentação dos equipamentos de perfuração com sistema DTH.

obra

Tirantes protendidos no Largo da Batata – SP Ao todo – 50 Km de perfuração

BlogAR : Que outras obras de destaque a Tecper possui em andamento?

A obra do shopping de destaca pela grandiosidade sem dúvida, uma futura referência em contenções de vários subsolos com geologia e condições adversas . Mas do ponto de vista tecnológico, nosso maior destaque no momento são as obras de drenagem em minerações localizadas em Minas Gerais.

BlogAR : Qual o diferencial desta obra?

O diferencial é que executamos poços de rebaixamento na horizontal, ao invés de vertical. Através deste processo, fazemos com que a água seja drenada somente nos pontos necessários e sem consumo de energia elétrica, pois o escoamento se dá simplesmente pela força da gravidade. Não estamos falando de DHP´s tradicionais, realmente são poços com a introdução de pré-filtro, desenvolvimento e em alguns casos excutamos testes de vazão.

Com o desenvolvimento desta solução, até então pioneira no Brasil, viabilizamos a execução de escavações de grande cavas com segurança, com o mínimo de impacto nas comunidades próximas, já que o rebaixamento é localizado.

obra

Poços horizontais profundos – proteção para reservas aqüíferas subterrâneas.

antes depois

Esquema que mostra a instalação dos poços e sua eficiência aumentando o Coeficiente de Segurança.

BlogAR : Como você vê as principais tendências tecnológicas para a energia portátil em 2012?

Para o setor de geotecnia, uma das inovações mais recentes e úteis, é a tecnologia Dual Pressure (veja mais no post 05). Para obras como a que citei, da drenagem horizontal em Nova Lima, esta tecnologia é quase que imprescindível. Neste tipo de perfuração você pega trechos de densidades e resistências muito diferentes. Quando está trabalhando num trecho de areia, por exemplo, não dá para usar o compressor a plena potência. Primeiro porque seria um desperdício de óleo Diesel (veja mais no post 03) e segundo porque o diâmetro do furo neste trecho ficaria enorme e inadequado.

equipamento

BlogAR: Mais alguma tecnologia que gostaria de destacar?

O Dual Pressure é a tecnologia mais avançada à disposição do setor de construção e geotecnia, mas existem várias outras novidades importantes. De alguns meses para cá, grandes fabricantes mundiais voltaram suas atenções para o Brasil e ampliaram seu portfolio de soluções. Falando da Atlas Copco, por exemplo, nota-se uma grande preocupação em preencher lacunas onde o mercado era carente de soluções. Este é o caso do compressor de ar portátil XAVS-1100 que combina uma vazão de 1100pcm e pressão de 14bar. Trata-se do primeiro compressor com especificações ideais para geotecnia, permitindo operar o martelo de fundo sem perda de potência devido a limitação da vazão de ar. Existem vários modelos no mercado que oferecem alta pressão, mas a vazão não acompanha e o resultado final da operação é a perda de potência do martelo. O XAVS-1100 é o primeiro a combinar alta vazão com alta pressão.

BlogAR : Existe algum motivo em particular para sua preferência pela Atlas Copco?

Existe dois fatores predominantes. Em primeiro porque a Atlas Copco oferece algumas tecnologias que, conforme falei, considero essenciais. Um compressor com Dual Pressure tem um custo inicial de aquisição maior que um compressor comum, mas em poucos meses a economia de consumo de óleo Diesel compensa tudo e um pouco mais.

Em segundo lugar, me preocupo em ter o apoio de uma estrutura confiável de pós-venda. Se surge algum problema, consigo resolver rápido, sem estresse e sem surpresas. Hoje no Brasil, são poucos os fabricantes que investem no suporte técnico e é preciso tomar muito cuidado com isso.

equipamento

BlogAR : E quais as principais tendências para o mercado de geotecnia em 2012?

Após a explosão de demanda reprimida do pós-crise, o mercado se estabilizou. Para o Brasil, entretanto, a tendência ainda é de crescimento pois a extração de recursos naturais continua como forte motor de nossa economia, ao passo que no setor de construção, temos além de importantes obras de infra-estrutura como os metrôs de SP e RJ, a entrada de novos grupos internacionais, que deverão contribuir para muitos novos negócios.

funcionario logo_tecpep

O Eng. Neidyr Cury Neto é formado em Engenharia Civil pela FAAP.

Possui MBA em gestão empresarial na FGV, MBA de Marketing de Serviços na FIA, assim como vários cursos na área de geotecnica no Brasil, Estados Unidos e Suécia.

Proferiu palestras em vários congressos na América Latina.

Atualmente é diretor técnico-comercial na Tecper, atuando em obras de fundações e geotecnia.


 
Carregando busca...

Nossos blogs:









 

VÍDEOS EM DESTAQUE

Assista o vídeo
Atlas Copco - Compressores de ar portáteis - Hard Hat (Carenagem reforçada)
Assista o vídeo
ATLAS COPCO Energia Portátil
Assista o vídeo
Atlas Copco - Compressores de ar portáteis - Hard Hat (Carenagem reforçada)
Assista o vídeo
ATLAS COPCO Energia Portátil
 

Sobre o blogAR

O blogAR é um blog feito para engenheiros e profissionais da construção civil. Para saber as novidades do setor de ar comprimido. Entre no nosso blog, e também nos acompanhe nas redes sociais.

 
 

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Nome:

Comentário: